sexta-feira, dezembro 09, 2011

Festival de Verão, Vale a pena?

Email Enviado para Luciana Sobreira responsável pelo Departamento Artístico.


Boa tarde, Luciana Sobreira







De antemão, gostaria de me justificar quanto ao emprego preponderante do seu nome. Não sou ingênua ao ponto de imaginar ser você a única responsável pelo departamento artístico, porém o seu nome foi o único encontrado na minha pesquisa. Também quero te pedir que caso responda a este e-mail, por favor, não faça de maneira maquinal afirmaram quantos anos o festival tem ou a quantidade do público, isso eu já sei. Se for para ter uma resposta que não seja como todas as outras que eu já tive diante de uma reclamação desse festival. Só quero ser ouvida e que minhas palavras façam você (s) refletir(em).


A minha pergunta é simples: Quando eu e os demais baianos que não concordam com a indústria de consumo do axé poderemos presenciar um Festival de Verão de verdade? Porque, veja bem, um festival que tem DEZ bandas de axé ou pagode no palco 1 não pode ter o título de "mistura aê", por favor, isso é propaganda enganosa, Luciana. No mínimo é uma espécie de micareta que toca outras músicas no intervalo. O fato é que você e me parece que toda a organização do Festival está preocupada exclusivamente em levar as massas e os outros baianos onde ficam? Longe de mim dizer que a massa não presta, foi por causa dela que modificações importantes ocorreram no mundo, porém elas não são únicas. Cadê a participação ativa de outros rítmos? Porque os poucos representantes ficam no palco 2 ou sei lá onde? Acho interessante que exista uma observação dos verdadeiros festivais de SP que agregam VÁRIOS estilos.


A preocupação capitalista da movimentação dessa indústria, ou melhor, usando do eufemismo, a "importância" com uma única classe é tão visível que basta olhar as atrações internacionais que ano após ano vocês trazem, estilo? POPular, SEMPRE. Por que não vem uma banda internacional grande? James Blunt só teve uma música que DE FATO, foi sucesso: "You're Beaultiful". É só digitar o nome JAMES BLUNT no youtube e olhar a primeira página, observe quantas vezes aparece "You're Beaultiful", fácil provar o que eu digo. Gostaria de poder usar o título dessa música para o Festival, mas de verdade, ele me envergonha quando comparo com outros festivais de SP ou do RS. Vale lembrar que essa não é uma queixa minha, mas de muita gente.


Aguardo para que ano que vem, vocês tragam nomes de peso internacionais e que percorram outros caminhos além de tanto POP. Como dica, sugiro que vocês pesquisam mais os artistas para os outros palcos. Ticiana Marques, Samba Maria tem crescido no cenário soteropolitano e fora também, mas infelizmente não vi esses nomes na grade. Vocês representam a nossa Bahia e ela é muito mais do que essas mesmas bandas de axé que vocês insistem em trazer TODOS os anos. Ela é samba, rock, mpb e muito mais que isso.
                                                                                              
Att,


Naiani Schitini

Um comentário: